quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Natal chegando...


Já há alguns dias que eu venho sentindo o "cheiro" do Natal. A primeira vez que percebi foi uns dias atrás, logo após sair da Igreja e tê-Lo comungado. Esta ternura que eu sinto no mundo não poderia ser chamada meramente de "nostalgia". É algo maior...

Hoje vi a primeira árvore de Natal. O clima, o ambiente do mundo está mudado. As luzes têm maior beleza e eu penso que isso é tudo para preparar as coisas pra vinda d'Ele, em Belém. 

Sobre isto, tem surgido um discurso, que já é antigo, mas que é modinha hoje, de que o dia 25 de Dezembro é uma data meramente arbitrária ou, quando muito, é apenas uma cristianização do dia do "deus-sol" pagão. Acontece que, à margem dos que defendem tal coisa, há também estudos sérios que vão afirmar, por sua vez, a absoluta precisão das datas. Seja como for, tendo a Igreja estabelecido neste dia o nascimento d'Aquele que nos veio remir, não há dúvidas de que isto seria ratificado também no céu, conforme o próprio Cristo o adiantara.

Natal.. a época mais doce do ano...

Outra coisa muito particular é que o natal deste ano é o primeiro em que o passarei na condição de escravo da Virgem Santíssima. Tenho sido um escravo meio rebelde; cafajeste mesmo... Mas tenho testemunhado a liberalidade da Virgem Mãe de Deus, a sua bondade, a sua ternura e a sua paciência. Nesta história, a honra é toda minha por poder fazer parte daqueles que ela mesma forma e conduz.

A encarnação do Verbo se dá, como festa, no dia 25 de março e esta é uma das devoções particulares dos escravos da Virgem. No entanto, vê-Lo nascer, agora no Natal, não pode deixar de nos extasiar... Contemplar assim a Sua pobreza, a Sua inofensibilidade, o Seu silêncio, a Sua majestade absolutamente natural sem necessidades de alardes, a Sua submissão a Maria e a José... Oh coração humano, feito de pedra e indiferença, que não reconhece entre os trapinhos de Belém o Senhor absoluto de tudo quanto existe.

Et Caritas Caro Factum Est Et Habitavit in Nobis...

Aquela criança... olhai bem... é Deus soberano.

Nenhum comentário: