terça-feira, 28 de junho de 2011

Importantes conselhos para os que iniciam a vida espiritual

Nestas férias, um dos livros que me propus a ler direito foi o "Castelo Interior ou Sete Moradas" da Santa que é Doutora da Igreja e Mestra de Oração, Teresa D'ávila. É assunto que me interessa sobremaneira. Portanto, ficarei pondo certas transcrições do livro neste espaço que é mais pessoal e mais íntimo que o blog do Anjos. Os que quiserem ficar acompanhando, sintam-se à vontade. Santa Leitura.

**
Discorrendo sobre a grande conveniência que é adentrar neste castelo e, uma fez feito, ir rumando às moradas mais interiores, vencendo as seduções do inimigo que tenta distrair a alma com as aparências de bem dispersas no mundo e em seus atrativos, Sta Teresa segue:

"Ah! Senhor meu!, aqui é mister a Vossa ajuda, pois, sem ela, não se pode fazer nada. Por Vossa misericórdia não consintais que esta alma seja enganada para deixar o que começou. Dai-lhe luz para ver como está nisto todo o seu bem e para se apartar das más companhias. Grandíssima coisa é tratar com os que tratam disto e achegar-se, não só aos que vier nestes aposentos em que está, mas também aos que entender que já entraram nos mais interiores; porque lhe será grande ajuda, e tanto poderá conversar com estes, que ali a metam consigo. Esteja sempre de sobreaviso para não se deixar vencer; porque, se o demônio a vê com uma grande determinação de que, antes perderá a vida, o descanso e tudo o que ele lhe oferece, do que voltar ao primeiro aposento, muito mais depressa a deixará. Seja varão e não dos que se deitavam a beber de bruços, quando iam para a batalha, não me lembro com quem, mas determine-se: vai pelejar com todos os demônios e não há melhores armas do que as da Cruz.

Ainda que de outras vezes tenha dito isto, importa tanto, que o torno a dizer aqui; é que não se lembre que há regalos nisto que principia, porque é maneira muito baixa de começar a construir tão precioso e grande edifício; e, se começam sobre areia, darão com tudo em terra; nunca deixarão de andar desgostosos e tentados. Porque não são estas moradas onde chove o maná; estão mais adiante, onde tudo sabe ao que uma alma quer, porque não quer senão o que Deus quer. É coisa muito engraçada que ainda estejamos com mil embaraços e imperfeições e as virtudes que ainda não sabem andar, pois só há pouco começaram a nascer, e mesmo praza a Deus que estejam começadas; e não temos vergonha de querer gostos na oração e de nos queixarmos de aridez? Nunca isto vos aconteça, irmãs; abraçai-vos com a cruz que vosso Esposo tomou sobre Si e entendei que esta deve ser a vossa empresa.

Sta Teresa D'Avila, Castelo Interior

Nenhum comentário: