terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

The adventure has begun!


É hoje que tem início a aventura. Depois de quase dois anos de preparação, lá vou eu voltando para a Universidade. Por esta semana, parece que vou poder instalar-me na residência da UFAL e, a partir da próxima, espero que a casa de aluguel na qual ficarei com outros amigos esteja, já, acertada.

Não sei bem como ou o que comerei por lá. Está tudo ainda muito indefinido, mas lá irei eu. Este é o tempo de enfrentamento. Não importa que se sofra um pouco. Dizia eu, dias atrás, que esperava que fosse este um período espartano. Pois bem! Os soldados em Esparta, com certeza, não foram isentos de sofrimento. Aliás, isto repercutirá, espero que beneficamente, na minha vida espiritual. De um lado, me dificultará a frequência dos Sacramentos, mas de outro, me ajudará a forjar o caráter e estabelecerá, como diz a Escritura, a minha mesa à vista dos inimigos, rs...

Sobre esta perspectiva do combate, dizia o Bruce Lee mais ou menos o que segue: "distingue-se o lutador experiente por não ficar tenso numa luta. Na verdade, ainda que seja um combate de vida ou morte, deve-se tratar aquilo como se não fosse nada demais, nada de especial." A idéia é dele; o modo como dispus é meu. Muitos tenderiam a ler este enunciado e discordar dele, no ato. Eu, porém, o entendo e concordo. É preciso adquirir esta neutralidade, esta isenção de paixão, para aumentar a eficiência até mesmo no combate.

Peço a Nosso Senhor que me dê, de forma redobrada, a virtude da Fortaleza. A solidão, no exílio, é natural. Isto faz que amadureçamos e deve fazer arder o nosso amor por Deus. Peço, porém, a Nosso Senhor que, se for de Sua vontade, conceda-me fazer amigos, pois são eles que suavizam o caminho e sustentam os braços cansados quando já consideram a estrada de volta.

Peço aos santos do Céu, que sabem como os estimo, que intercedam por mim. Sta Catarina de Sena, que ordenou até mesmo a senhores bispos que se tornassem homens, peça a Deus que me faça ser um homem íntegro e forte. Há frescuras que eu deveria ter deixado há tempo. Esta é, então, a hora. Ajudem-me os céus!

Virgem Maria, seja o meu conforto; com a tua ternura, refrigere-me a alma. Esteja sempre comigo e irei adiante. Nestes dias em que me preparo para ser teu escravo perpétuo, cuide, já, de mim.

Enfim, obrigado, meu Senhor, por esta oportunidade. Louvado sejas para sempre! Conceda-me sempre pugnar em vosso favor!

Fábio.

Nenhum comentário: