sábado, 1 de janeiro de 2011

Pequena reflexão sobre a opinião dos outros - Sta Teresinha de Lisieux

“Escutai uma historiazinha cômica. Um dia, depois de minha Tomada de Hábito, Irmã São Vicente de Paulo, encontrando-me com Nossa Madre, exclamou: ‘Oh! Mas que boa aparência! Vede como está gorda e forte esta jovem!’ Afastava-me, toda humilhada por aquela espécie de cumprimento, quando Irmã Madalena deteve-me em frente à cozinha para me dizer: ‘Mas o que é que está acontecendo, minha pobre Irmãzinha Teresa do Menino Jesus? Estais emagrecendo a olhos vistos! Nesse ritmo, com essa aparência que faz tremer, não havereis de seguir por muito tempo a nossa santa Regra!’

Eu não conseguia explicar duas opiniões formuladas, uma após outra, e tão opostas! Mas, a partir de então, não dei mais nenhuma importância à opinião das criaturas; e essa impressão delineou-se de tal forma em mim, que hoje em dias, as censuras, os elogios, tudo passa por mim sem deixar o menor vestígio”.

(Últimos Colóquios in Obras Completas de Santa Teresinha do Menino Jesus, 2002, p.924)

Nenhum comentário: