sexta-feira, 18 de setembro de 2009

E vós, quem dizeis que eu sou?


A resposta a esta pergunta feita por Nosso Senhor é crucial. De fato, quem é Jesus pra nós? É claro que, talvez, responderemos a isto facilmente: "É Deus... a razão da nossa vida". No entanto, penso que a resposta vai muito além do que uma mera afirmação vocal. Quando Pedro fez sua declaração de Fé, dizendo que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus vivo, ele não falava isso tranquilamente, como se esta resposta não o comprometesse terrivelmente; não era uma frase qualquer que Pedro dizia, como quando nos perguntam o que faremos depois do trabalho. Não! Juntamente com a voz, Pedro transpirava o conteúdo daquelas palavras; ele as vivia e saboreava.

Vejo ainda que algo semelhante quer dizer o Apóstolo ao escrever: "ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor se não tiver o Espírito Santo". A gente até poderia brincar: "João escreveu isso porque não conhecia a igreja universal do reino de deus".. Não... O que João propõe é muito maior: dizer, aqui, não se resume a uma questão fonética, está para além disto; implica em dizer com a vida, em permitir que os outros leiam Jesus em nós, pra usar a expressão de S. Josemaria. E isto é grandioso...

A resposta a esta pergunta pode ser dada por qualquer um. Ouvimos ou vemos o que muitos respondem: é Elias, É João Batista, é um precursor de Marx, é um revolucionário, é um sonhador, é um hippie, é um mestre espiritual, é um buda...". No entanto, a resposta verdadeira somente pode ser dada por quem O conhece e isto implica necessariamente em deter-se com Ele, em passar tempo, em observá-Lo, em estar sentado aos Seus pés e aprender... Por este conhecimento, passamos a amá-Lo e, então, percebemos, como o discípulo amado, quem, de fato, Ele é (Jo 21,7).

Que isto não sirva para dar margem, por favor, a qualquer tipo de individualismo... Nunca, jamais pretendo escrever algo que esteja fora do contexto da Santa Igreja. A vida de santidade somente é possível dentro dos seus muros espirituais, sob o primado de Pedro. Esclarecido isto, continuemos...

Dizer corretamente quem Jesus é só é possível se O conhecemos e amamos; isto faz de nós seus seguidores. A proclamação de que Jesus é o Senhor, o Filho do Deus vivo, se faz com a vida, com o testemunho da Fé, da Esperança e da Caridade. E Aquele que O ama, com a alma, descobriu a felicidade e iniciou a vida eterna.

Ricardo de S. Vítor faz uma interessante observação: Nosso Senhor parece diferenciar os seus Apóstolos, aqueles que lhe estão próximos, dos demais, como se eles, os Apóstolos, estivessem acima dos homens. "Quem dizem os homens que eu sou? E vós?..." Com isto, o escritor termina por demonstrar que os que conhecem a Cristo e que vivem na Sua intimidade, não são meros homens, mas estão acima disto; na sua aparente ordinariedade, na sua vida comum, eles vivem de Deus e, dessa forma, se deificam, ou melhor, são deificados; são os que são chamados a transcender o nível do homem animal e alcançar o de homem espiritual. Só estes podem, de fato, dizer que Jesus é o Senhor, pois é o próprio Espírito Santo que os inspira e ensina os segredos do Esposo.

Por fim, vejo que, nesta pergunta, Nosso Senhor nos dá uma preciosa pista; a mesma que outras vezes usou e que foi motivo de raiva para seus adversários: - E vós, quem dizeis que "EU SOU"? Isto é apenas uma observação pessoal, mas, neste "EU SOU", proferido pela primeira vez no monte Horeb a Moisés pelo próprio Deus, reside o segredo da identidade de Jesus. De fato, Ele é! E isso é grandiosíssimo! Dizer que só Ele é, é dizer que Ele é a causa e o fundamento de tudo quanto existe; É o mesmo que se quer dizer com aquelas palavras: "Eu sou a Videira,e vós sois os ramos", "Sem Mim, nada podeis fazer" e, de uma forma ainda mais clara, "Eu sou a Vida".

Como não tremer diante dEle? O conhecer a Jesus não se faz de uma forma fria, como se fosse qualquer coisa. É como dizia Pascal, mais ou menos nestes termos: "quando O conhecemos, imediatamente nos prostramos, eternamente escravos de amor".

Diante disto, só podemos pedir: Revela-nos Tua Face, oh Senhor, e o nosso coração será teu para sempre.

"E vós, quem dizeis que Eu Sou"? Que a nossa resposta a esta pergunta faça abalar os alicerces deste mundo tenebroso e que a violência do Nosso Amor pelo Senhor arranque as almas do erro afim de arremessá-las no abismo do amor divino.

Fábio Luciano

Nenhum comentário: